O que é o COVID-19?
COVID-19 é o nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada por um novo coronavírus (SARS-COV-2), que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
O que são os coronavírus?
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.
Este coronavírus é igual aos outros vírus?
Não. Apesar de se tratar de um novo vírus e ainda não existir um total conhecimento sobre este, sabe-se que é diferente dos outros, apesar de ter alguma semelhança (geneticamente) ao SARS. É necessário mais tempo de investigação para se conseguir apurar todas as suas características e qual o tratamento mais adequado.
Porque foi dado o nome de COVID-19?
A Organização Mundial da Saúde decidiu atribuir um nome que fosse fácil de transmitir e que não indicasse nenhuma localização geográfica, um animal ou grupo de pessoas. O nome, COVID-19, resulta das palavras “corona”, “vírus” e “doença” com indicação do ano em que surgiu (2019).
SUGESTÕES PARA SI
Quando foi detetado o COVID-19?
A COVID-19 foi detetado no final de dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.
Qual é a origem do COVID-19?
A origem (fonte da infeção) da COVID-19 é desconhecida e ainda pode estar ativa, segundo as informações publicadas pelas autoridades internacionais.
Quais são os sinais e sintomas?
Os sintomas são semelhantes a uma gripe, como por exemplo:
- febre
- tosse
- falta de ar (dificuldade respiratória)
- cansaço
Em casos mais graves pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e, até mesmo, levar à morte.
WAHAAO.COM
MAIS DE 40.000 PRODUTOS
Em Armazém
MARCAS ORIGINAIS E AUTÊNTICAS
ENTREGAS RÁPIDAS
ENVIO PARA TODA A EUROPA
SUBSCREVA AS NOSSAS NOTÍCIAS
DESCONTOS EXCLUSIVOS
SUBSCREVA AS NOSSAS NOVIDADES
Descubra as melhores Promoções todas as semanas
Qual é o período de incubação?
O período de incubação estimado da COVID-19 (até ao aparecimento de sintomas) é de 2 a 14 dias, segundo as última informações publicadas.
Como se transmite?
A COVID-19 pode transmitir-se por:
- gotículas respiratórias
- contacto direto com secreções infetadas
- aerossóis em alguns procedimentos terapêuticos que os produzem (por exemplo as nebulizações)
A COVID-19 pode transmitir-se de pessoa a pessoa?
Sim e poderá ocorrer pela proximidade a uma pessoa com COVID-19 através de:
- gotículas respiratórias – espalham-se quando a pessoa infetada tosse, espirra ou fala, podendo serem inaladas ou pousarem na boca, nariz ou olhos das pessoas que estão próximas
- contacto das mãos com uma superfície ou objeto infetado com o SARS-CoV-2 e se em seguida existir contacto com a boca, nariz ou olhos pode provocar infeção
Os animais domésticos podem transmitir o COVID-19?
Não. De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde, não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir a COVID-19.
Em que países é que se detetaram pessoas infetadas?
Segundo os últimos dados disponibilizados os países onde foram reportados casos confirmados são:
- Ásia: China; Tailândia; Taiwan; Japão; Coreia do Sul; Singapura; Vietname; Nepal; Malásia; Ski Lanka; Cambodja; Emirados Árabes Unidos; Filipinas; Índia; Irão Iraque; Israel; Kuwait; Afeganistão; Paquistão; Omã; Líbano; Barém e Azerbaijão
- Europa: França; Alemanha; Dinamarca; Geórgia; Finlândia; Itália; Reino Unido; Rússia; Espanha; Suécia; Suíça; Bélgica; Áustria; Croácia; Roménia; Grécia; Macedónia do Norte; Noruega; San Marino; Bielorrússia; Estónia; Lituânia; Holanda; Islândia e Mónaco
- América: Canadá; Estados Unidos da Améria; Brasil e México
- Oceânia: Autrália e Nova Zelândia
- África: Egipto; Argélia e Nigéria
Esta informação está constantemente a ser atualizada pelas autoridades internacionais e pode ser consultada no site do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e na Organização Mundial da Saúde.
Qual é o tratamento?
Atualmente, o tratamento para a COVID-19 é dirigido aos sinais e sintomas que os doentes apresentam. Ainda não existe tratamento específico para esta infeção, segundo a informação publicada.
Os antibióticos são eficazes na prevenção e no tratamento do COVID-19?
Não, os antibióticos não resultam contra vírus, apenas bactérias. A COVID-19 é uma doença provocada por um vírus (SARS-CoV-2) e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não têm resultados e podem contribuir para o aumento das resistências a antibióticos. Existem medidas que ajudam a prevenir a infeção por COVID-19 e também recomendações para os viajantes.
Source : https://www.sns24.gov.pt/
MAIS INFORMAÇÕES : https://www.sns24.gov.pt/