Marketing de Afiliados

Tudo o que precisa saber

 

O que é marketing de afiliados? Como funciona? Como se pode ganhar dinheiro online? Vai encontrar as respostas a tudo isso e muito mais neste Post

 
Pergunta

O que é Marketing de Afiliados?

Marketing de Afiliados é o processo através do qual um afiliado ganha comissões recomendando o produto ou serviço de uma empresa a terceiros. Desta forma é possível aos afiliados ganharem dinheiro sem a necessidade de terem produtos ou serviços próprios.

Os donos dos produtos ou serviços reservam, dependendo dos modelos de remuneração, uma verba fixa ou uma percentagem do valor desses produtos ou serviços para pagar posteriormente aos afiliados.

É uma estratégica de marketing ainda pouco usada em Portugal mas que é cada vez mais popular no Brasil onde se realiza um evento anual dedicado ao marketing de afiliados.

Afiliado

1. Afiliado ou anunciante

Um afiliado é alguém que promove um determinado produto ou serviço e conduz um interessado até ao ponto ou momento em que a transação se efetua. Se você, é um afiliado da empresa Y, convence a pessoa X a comprar o produto Y, parte do lucro da venda desse produto será seu.

Pode até dizer-se que apesar de não ter qualquer vínculo contratual com as empresas os afiliados acabam por ser a sua equipa de vendas online e, em alguns casos, podem até tornar-se embaixadores da marca.

Os afiliados são capazes de movimentar centenas de milhares de euros através de diferentes estratégias que normalmente procuram enquadrar os produtos ou serviços que promovem em propostas de valor suficientemente atraentes para convencer alguém a comprar.

Importante

2. Consumidor / Comprador

É quem compra sem que na esmagadora maioria das vezes sequer perceba que existe um intermediário, no caso, o afiliado.

A maioria das vezes o afiliado procura que não seja claro que existe uma intenção de vender aquele produto. As razões são óbvias: uma recomendação genuína sem qualquer interesse comercial é muito mais valorizada aos olhos do consumidor.

Vantagens de trabalhar com marketing de afiliados

1. Renda Passiva

Enquanto que em qualquer trabalho dito normal é necessário estar, por exemplo, fisicamente num escritório, o marketing de afiliados oferece-lhe a possibilidade de ganhar dinheiro enquanto você dorme (literalmente!).

Depois de algum investimento inicial verá o seu trabalho a dar frutos. E a verdade é que pode continuar a ganhar dinheiro pelo seu trabalho muito tempo depois de ter realizado o seu anúncio, o seu artigo ou qualquer outra forma de atrair um potencial cliente ao site da Wahaao

2. Não precisa dar suporte ao cliente

O seu trabalho é recomendar produtos. Ponto final. É possível que o utilizador faça algumas perguntas ao afiliado sobre o produto, afinal de contas, o próximo passo é comprar e é normal que o utilizador confie mais em que recomenda no que no próprio vendedor.

 

3. Pode trabalhar a partir de Casa

Esta é óbvia. Se é alguém que odeia ir para o escritório, e estar preso a horários, patrões e regras, o marketing de afiliados é a solução perfeita para si.

Pode criar os conteúdos e campanhas que entender no conforto da sua casa e ser remunerado por isso. Não precisa de fato e gravata. Pode estar de pijama em casa e continuar a ganhar dinheiro de forma descontraída.

4. Rentável

Outra das vantagens é que não precisa criar nenhum produto nem de verbas elevadas para começar a trabalhar.

Criar um blog, uma campanha, um perfil das redes sociais ou qualquer outra forma de promover os produtos ou serviços do vendedor tem um custo bastante acessível e livre de burocracias.

5. Conveniente e flexível

Mudar de estratégia, de forma de remuneração, de produto ou programa de afiliados é tão fácil para si quanto mudar de camisa.

Essa liberdade permite-lhe atuar rapidamente caso não esteja a atingir os seus objetivos sem estar sujeito às regras impostas por uma empresa e pode ser o seu próprio patrão porque vai trabalhar às horas que quiser e parar sempre que quiser.

Remuneração baseada no desempenho

Enquanto na maioria dos trabalhos existe um salário fixo mensal, no marketing de afiliados o que importa é o seu desempenho. Vai ganhar tanto mais quanto melhor for a sua performance.

o que significa mais dinheiro na sua conta bancária.

Em suma, a sua performance é que conta e nunca se vai sentir estagnado e preso um trabalho comum.

Dicas para trabalhar com marketing de afiliados

 

1. Criar Autoridade

Durante o seu percurso no marketing de afiliados é normal que acabe por escolher um nicho que tenha interesses muito específicos.

Se perceber muito bem quais as dores, as aspirações e objetivos desse nicho e for constante na entrega de conteúdo de valor é normal se estabeleça como uma autoridade nesse nicho.

Se o conseguir é normal que as pessoas que cheguem até si estejam muito mais propensas a comprar os produtos ou serviços que recomendar.

 

2. Promova produtos em que acredita

E de preferência seja também utilizador desses mesmos produtos. Se não o fizer mais tarde ou mais cedo as pessoas vão perceber em determinado momento que essa recomendação é forçada e que nem domina o produto ou serviço que está a recomendar.

Mas se o fizer vai ser recompensado não só financeiramente como também se sentirá realizado por ajudar outras pessoas.

 

3. Faça reviews de produtos

É uma forma muito eficaz e rentável de ganhar dinheiro como afiliado. Faça reviews dentro do nicho de mercado em que atua, de preferência de produtos ou serviços que já tenha usado como referi no número anterior.

Elabore um conteúdo o mais detalhado possível salientando os pontos positivos e negativos de vários produtos concorrentes.

 

4. Não coloque os ovos todos na mesma cesta

O mesmo é dizer, não utilize apenas uma plataforma ou ferramenta de comunicação. Imagine, por exemplo que usa apenas o Facebook. Esta rede social não é controlada por si, por isso, se um dia decidir fechar, a sua fonte de rendimento vai literalmente por água abaixo.

Invista, por exemplo, num blogue ou na construção da sua base de dados para fazer email marketing e diversificar as suas fontes de rendimento. Não se esqueça de fazer sempre vários testes para perceber o que funciona melhor.

 

5. Escolha cuidadosamente os seus produtos

Mesmo que seja muito bom em marketing digital, se o produto que estiver a promover não for diferenciado e acima de tudo se for mau e gerar muitas reclamações vai estar a perder tempo, dinheiro e até a manchar a sua reputação se já for uma autoridade em determinado nicho de mercado.

Aproveite para testar e experimentar o produto que vai promover sempre que possível para se certificar que não corre riscos.

 

6. Esteja a par das tendências

Se estiver a par das tendências e investir continuamente na sua formação os seus resultados e as suas fontes de rendimento vão aumentar.

É possível que chegue a um nível em que a sua performance e as vendas que consegue realizar para uma empresa sejam tão altas que possa vir a ter um contacto direto com essa empresa e até brindes e condições especiais de remuneração.

DIVULGUE SEU LINK DE AFILIADO

Procure meios de divulgação gratuitos como:
  • Perfis de Facebook
  • Instagram
  • Seu Blog
  • Mini Site
  • Youtube
  • Fóruns
  • Mensagens de hóspedes
  • Yahoo respostas
  • Twitter (seguimentado)
  • Linkedin
  • Pinterest
Há ainda as opções de divulgações que são pagas, contudo, os valores são acessíveis e capazes de potencializar bastante seus negócios, a exemplo do Facebook Ads, Google Adwords e links patrocinados.
 
FAÇA DIRETOS NO FACEBOOK COM SEU PRODUTO NICHO (ESCOLHIDO)
70% compraram com divulgação de diretos Facebook
 

PROCURE GRUPOS DE VENDAS FACEOOK

  • 1- FAÇA UM TEXTOP ATRATIVO SOBRE O PRODUTO
  • 2- INSIRA LINK AFILIADO – IMAGEM / VIDEO 

 

FAÇA A CRIAÇÃO DE UMA PAGINA PROFISSIONAL FACEBOOK (gratuito)

  • Convide todos seus amigos a gostar 
  • Peça aos seus amigos para Partilhar 

Conclusão

Como já referimos, o Marketing de Afiliados é a solução ideal se quer ser remunerado pelo resultado do seu trabalho e não estar preso a horários, patrões e regras.

Mas não pense que é fácil. Tudo o que esteja a ler sobre dinheiro fácil do dia para a noite é mentira. Pare de ler.

Para ganhar dinheiro tem que trabalhar muito e ser persistente. Mas no final vai ser altamente compensador.

Acredite.