Donald Trump liga a Marcelo Rebelo de Sousa e elogia “desempenho” de Portugal na luta contra a pandemia

Presidente dos EUA deixou elogios e ofereceu ajuda a Portugal. O Presidente português optou por reforçar o papel “das organizações internacionais”. E empresa portuguesa foi mencionada na chamada.

SUGESTÕES PARA SI

O Presidente Donald Trump ligou ao início da tarde ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, lê-se numa nota divulgada nesta sexta-feira no site da Presidência da República. O Presidente dos Estados Unidos falou com Marcelo num “tom muito cordial” sobre diversos assuntos de interesse bilateral, em particular de natureza económica e da situação internacional” — e aproveitou para elogiar “o desempenho português neste surto pandémico”.

WAHAAO.COM

-19%
11.38
-41%
8.34
-19%
34.11
-28%
114.58
-24%
295.67
-24%
Esgotado
23.73

De acordo com a nota da presidência, foi ainda referida na chamada “a participação de uma empresa portuguesa” em testes científicos que estão a ser realizados para a produção de “um medicamento específico”, não sendo referida qual a empresa ou qual o medicamento em causa.

Mas esta quarta-feira, Marcelo recebeu em audiência no Palácio de Belém o presidente executivo da Bial, António Portela, precisamente na sequência da aprovação pelo regulador do mercado farmacêutico norte-americano de um medicamento para a doença de Parkinson produzido pela farmacêutica portuguesa.

Tudo indica que o medicamento deverá começar a ser comercializado nos Estados Unidos da América até ao final deste ano. Este fármaco, que é o segundo medicamento de investigação da Bial para o Parkinson, já tinha sido aprovado pela autoridade regulamentar europeia em 2016, e está também disponível, por exemplo, no Reino Unido.

Novidades Moda

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou o telefonema com o Presidente norte-americano para sublinhar “a importância da cooperação internacional e do quadro multilateral das organizações internacionais” — talvez a propósito da retirada de apoio financeiro norte-americano à Organização Mundial da Saúde (OMS) — e referiu “a importância das lições aprendidas”. Já Donald Trump, por seu turno, não só elogiou a resposta nacional à Covid-19 como “ofereceu toda ajuda que fosse considerada útil e necessária” a Portugal. Marcelo agradeceu.

 

Source : https://observador.pt/